Home
Quem Somos
Biblioteca
Revista dos Pesquisadores
NEABs
Congressos
Posgraduação
Pesquisadores
Links
Contato

HISTORICO

A ASSOCIAÇÃO DE PESQUISADORES NEGROS DA BAHIA – APNB, seção baiana da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros, fundada em 06 de novembro de 2004, é uma associação civil, sem fins lucrativos e que se destina à defesa e divulgação de pesquisas realizadas, prioritariamente por pesquisadores negros, sobre temas de interesse direto das populações negras e todos os demais temas pertinentes à construção e ampliação do conhecimento humano. Possui como principais objetivos:

a) Congregar os Pesquisadores Negros Baianos, acadêmicos ou não, que trabalham com temas de interesse direto das populações negras no Brasil;

b) Assistir e defender os interesses da APNB e dos sócios perante os poderes públicos em geral;

c) Promover conferências, reuniões, cursos e debates sobre temas e questões diretamente ligadas a populações negras no Brasil;

d) Possibilitar publicações de teses, dissertações, artigos, revistas sobre assuntos relativos às culturas negras no Brasil e em toda diáspora;

e) Manter intercâmbio com associações congêneres do país e do exterior;

g) Defender e zelar pela manutenção da pesquisa com financiamento público e dos institutos de pesquisa em geral, propondo medidas para seu aprimoramento, fortalecimento e consolidação;

h) Propor medidas para as políticas públicas no estado e no país.

A APNB é resultado da trajetória histórica traçada por pesquisadores negros na Bahia e no Brasil, nos diversos espaços institucionais de pesquisa e nos Movimentos Negros de forma geral. Desde 2004, a APNB tem envidado esforços para promover a congregação e o diálogo com pesquisadores e instituições de pesquisas da Bahia, intensificando e ampliando o campo de debate sobre as relações étnico-raciais, com vistas a interferir ativamente nos vários setores da vida pública do estado e do país, bem como fortalecer uma rede de solidariedade entre populações negras.

Em 2006, a APNB organizou juntamente com a Associação de Pesquisadores Negros do Brasil - ABPN, o IV Congresso Nacional de Pesquisadores Negros, na UNEB, no período de 13 a 16 de setembro, com a participação de mais de 600 pesquisadores das mais diversas regiões do país e de estrangeiros. Em 2007, com o intuito de estabelecer e/ou aprofundar o debate entre pesquisador@s da Bahia e de sugerir políticas públicas direcionadas para a democratização da educação e a pesquisa em todos os níveis no Estado, organizou o I Congresso de Pesquisador@s Negr@s da Bahia, I CBPN, com o objetivo, entre outros, de:
  • promover intercâmbios de experiências de pesquisa;

  • tomar posição e implementar ações de participação efetiva nos debates sobre temas significativos para a sociedade brasileira, com ênfase nas africanidades, relações étnico-raciais e questões de afrodescendência;

  • inventariar as áreas e temas de interesse dos pesquisador@s negros; criar estratégias com vistas a buscar apoio e convênio com as instituições de fomento nacionais e internacionais;

  • propor mecanismos de divulgação de resultados das pesquisas concluídas e em andamento; apresentar e participar de projetos e atividades de Programas de Graduação e de Pós-Graduação que visem a contribuir para a implementação da Lei 10. 639 e fomentar o intercâmbio com instituições que estão discutindo temas diretamente ligados aos interesses das populações negras.

O I Congresso se realizou nas dependências da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade 2 de Julho e consolidou a APNB como um espaço de produção de conhecimento crítico e divulgação de pesquisa; entre os participantes que apresentaram trabalhos e os que se inscreveram como ouvintes, este evento contou com a presença de mais de quatrocentas pessoas. Também nele foi eleita a diretoria para o biênio 2008/2009 que foi assim composta: Presidene, Professor Dr. Nilo Rosa dos Santos; 1ª Vice-Presidenta: Professora Msc. Marluce de Lima Macêdo; 2ª Vice-Presidenta Professora Dra. Florentina da Silva Souza; 1ª Secretaria : Professora Lilian Almeida dos Santos; 2ª Secretaria: Professora Dra. Ana Cláudio Lemos Pacheco; 1ª Tesoureira: Msc. Rosangela de Souza da Silva; 2ª Tesoureira: Msc. Maria Durvalina Cerqueira dos Santos.;Conselheiro Fiscal Efetivo: Professor Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira; Professor Msc. Marcos Aurélio Souza; Professora Guacira Cavalcante. Suplente: Henrique Sena dos Santos. Conselho Consultivo: Professor Dr. Wilson Roberto de Mattos; Professor; Dr. Jocélio Teles dos Santos; Professora Dra. Paula Cristina da Silva; Professora Dra. Célia Oliveira Sacramento; Professor Msc. Juvenal de Carvalho; Professor Msc Romilson da Silva Sousa.

O Segundo foi realizado em Feira de Santana, na Universidade Estadual de Feira de Santana. Tece como temática: Outros caminhos das culturas afro-brasileiras: confluências, diálogos e divergências. Elegeu a diretoria para o biônico 2009/2011. A Diretoria foi reeleita.

Um congresso não se resume apenas a reuniões formais em auditórios e salas de uma Universidades em datas precisas. Também não começa no primeiro dia e termina, no terceiro, com a obtenção de umas “moedas” em nossos “lattes” – certificados. É um processo dinâmico que envolve a preparação, com as reuniões iniciais e termina com a dolorosa prestação de contas. Mas no meio, tem uma profunda produção de textos e pesquisas. Por isso, nosso III CBPN já começou, apesar gravíssima crise nas universidades estaduais, discutindo antecipadamente sua temática. Ele foi realizado juntamente com o III Seminário Aficas. Tendo eleito a diretoria com os seguintes nomes. Dra. Ana Rita Santiago – Presidenta – UFRBS; Ms. Ana Claudia Pacheco - 1º Vice-presidenta- UESB; Dr. Denilson Santos - 2ª Vice-presidente UNEB; Dr. Nilo Rosa dos Santos - 1 Secretário – FTC – UEFS; Dr. Marcos Aurélio dos Santos Souza - 2ª Secretário – UESB; Ms. Lilian Almeida - 1º Tesoureiro- UNEB; Dra. Durvalina - 2º Tesoureira – U2J; Conselho Fiscal* Ms. Valdélio Santos Silva - UNEB; Ms. Rosângela Souza da Silva - UEFS e FACE; Prof. Guacira Cavalcante Oliveira; Suplente: Dr.José Henrique Freitas Santos UNEB; Conselho Consultivo* Dr. Wilson Roberto de Matos - UNEB; Dra. Florentina da Silva Souza - UFBA; Dr. Sílvio Humberto dos Passos Cunha - UEFS; Dr. Jocélio Telles dos Santos - UFBA; Dr. Cloves Luis Pereira Oliveira - UEFS; Dra. Ana Célia da Silva - UNEB; Dra. Célia Oliveira - UEFS; Ms. Maria Durvalina Cerqueira Santos - FAC. 2 de Julho.

O IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros foi realizado na Universidade Federal do Recôncavo Baiano e teve como tema: DA EDUCAÇÃO BÁSICA À PÓS-GRADUAÇÃO: Perspectivas e estratégias para a construção de políticas afirmativas de gênero e raça. Sendo Eleita a seguinte diretoria.Presidente: Professora Dra. Marluce de Lima Macedo, 1ª Vice-Presidente: Dra. Marise de Santana; 2ª Vice-Presidente Dr. Denilson Lessa dos Santos; 1º Secretario, Dr. Nilo Rosa dos Santos; 2ª Secretario: Msc. Maria Durvalina Cerqueira dos Santos; 1ª Tesoureira: Ms. Lilian Almeida dos Santos; 2ª Tesoureira: Msc, Rosangela Souza da Silva; Conselheiro Fiscal Efetivo: Dra. Ana Cláudio Lemos Pacheco; Dr. Jesiel Ferreira de Oliveira Filho; Msc Maria da Anunciação Conceição Silva; Conselho Fiscal Suplentes: Msc. Nívea Souza Dias e Msc. Ronaldo Crismpim Sena Barros; Conselho Consultivo: Dr. Cloves Luiz Pereira Oliveira; Dra. Denise de Almeida Ribeiro; Dra. Maria Anoria de Jesus Oliveira; Prof. Msc. Livia Jessica Messias de Almeida; Dr. Romilton da Silva Sousa; Dra. Florentina da Silva Souza.

O V CBPN foi realizado na- Universidade Estadual do Sudeste da Bahia - UESB, Campus de Jequié, entre 16 e 20/11/2015, e teve como tema “Produções culturais Afro-Brasileiras e diversidade: territorialidades, histórias e saberes”. O evento foi articulado com o IV Encontro Estadual de Educação das Relações Étnicas, a XI Semana de Educação da Pertença Afro-Brasileira e o II Seminário do Mestrado em Relações Étnicas e Contemporaneidade, já organizados pelo Órgão de Educação e Relações Étnicas – ODEERE. Além da eleição de uma nova Diretoria, ficou decidido que o próximo Congresso será realizado na Universidade Federal do Sul da Bahia. Nesta edicao foi eleita a seguinte diretoria. Presidente Nilo Rosa dos Santos; Vice-Presidente Maria Aparecida Oliveira Lopes ; Segundo Vice - Denilson Lessa dos Santos ; Secretario Jesiel Oliveira Filho; Segunda Vice Lilina Almieda ;Tesoureiro : Joceneide Cunha dos Santos ; Segundo Tesoureiro Romilson da Silva Sousa. CONSELHO FISCAL :Ana Claudia Pacheco ; Ivo de Santana ; Anunciação Silva ; Conselho Fiscal Suplentes :Cloves Luiz Pereira Oliveira.CONSELHO CONSULTIVO : Jacimara Souza Santana, representante da UNEB ; Denise de Almeida Ribeiro, representante da UFRB ; Edna Maria de Araujo, representante da UEFS ; Florentina da Silva Souza, representante da UFBA ; Fabia Barbosa Ribeiro, representae da UNILAB ; Marise Santana, representante da UESB. .

Associação de Pesquisador @ s Negr @ s da Bahia - APNB

http://apnb.org.br

http://twitter.com/apnbbahia

http://apnbbahia.blogspot.com/

http://pt-br.facebook.com/people/Apnb-Apnbbahia/100001056070156

*I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

Universidade Federal da Bahia - 2007

*II Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

Universidade Estadual de Feira de Santana - 2009

III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e III Seminário Áfricas

Universidade Estadual de Feira de Santana - 2011 - Campus Santo Antonio de Jesus

IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros Universidade do Estado da Bahia

V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

   
  2009 © APNB: Associação de Pesquisadores Negros da Bahia |  Contato  |  Créditos  

Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres

Editar Anexar Versões Mais...