Home
Quem Somos
Biblioteca
Revista dos Pesquisadores
NEABs
Congressos
Posgraduação
Pesquisadores
Links
Contato

EMENTA

GT Áfricas, História e Historiografia

africahistoriahistoriografia@gmail.com

Vanicléia Silva Santos (UFMG), Juvenal Carvalho (UFRB) e Hebert Correia (SEC-BA)

Philip Curtin, em seu trabalho sobre o estado da arte da historiografia africana e sobre as novas tendências de estudos na década de 1970, observou que nas Américas até a década de 1960 quase que inexistiam estudos sobre a história da África. Mesmo no Brasil, onde havia “simpatia manifestada pela cultura afro-americana” não houve um interesse pela África nem por sua história. Como se explica isso? Ao longo do século XX, predominou no Brasil o interesse dos intelectuais pela compreensão das tradições religiosas de matrizes africanas no contexto brasileiro. Nas duas últimas décadas tem aumentado as pesquisas em algumas universidades brasileiras sobre a História da África, as quais avançaram em relação a tendência anterior. A razão de tal mudança nos estudos foi, indubitavelmente, a criação da Lei Federal 10639-03 que tornou obrigatório o ensino de História da África e Cultura Afro-Brasileira no ensino médio e fundamental. Para atender as diversas demandas educacionais e políticas, as universidades brasileiras passaram a oferecer disciplinas na graduação e pós-graduação, cursos de formação de professores e pensar em outros tipos de materiais. A partir de então, as defesas de mestrado e doutorado na área tem aumentado de forma significativa, assim como as publicações na área. O recorte temático do GT Áfricas, História e Historiografia é amplo – do século XV ao XX. Seus objetivos principais são: - conhecer as produções sobre os processos históricos africanos e sua dinâmica com outros povos, partindo de uma perspectiva africana. - promover debate sobre a pesquisa na área. - Refletir sobre a produção historiográfica da História da África e as novas tendências.

GT Politicas de Ações Afirmativas, Educação e Relações Raciais

E-mail: afirmativasrelacoesraciais@gmail.com

Francisco Carlos Cardoso da Silva (UESB), Dyane Brito Reis Santos (UFRB), Maria Durvalina Cerqueira Santos (UNEB), Rosangela Souza (UFRB), Benjamin Xavier de Paula (READI/UFVJM) e Lilian Almeida dos Santos (UNEB)

Este Gt surgiu com intuito de discutir as perspectivas de políticas públicas de ações afirmativas sobre diversidade cultural, educação e relações etnicorraciais no contexto brasileiro. Intenciona, também, contemplar os estudos sobre essas ações nos programas em universidades públicas e privadas, assim como as relações de formação docente e dos demias profissionais das instituições públicas e privadas.

GT Ciência e Tecnologia

E-mail: cienciatecnologias@gmail.com

Lázaro Cunha (Steve Biko), Henrique Cunha (UFC) e Idália (UNEB)

A sessão visa contemplar trabalhos relacionados à ciência e tecnologia que contribuam para desvelar as conexões entre os aspectos históricos, sociais, filosóficos, políticos e educacionais desses campos do conhecimento com a trajetória social da população africana e diaspórica. Além disso, faz parte do escopo da sessão a exposição de trabalhos no campo da inovação tecnológica (produtos e serviços) com relevância social, em especial os voltados à solução de problemas que atingem majoritariamente a população negra.

GT - Saúde da População Negra

E-mail: saudepopulacaonegra@gmail.com

Edna Araujo (UEFS), Denise Ribeiro (UFRB), Emanuelle Freitas Goés (SEPROMI-BA)

Neste Grupo de Trabalho serão tratados os temas que abordem a Saúde da População Negra no que se refere: a trajetórias e processos de implantação das políticas de saúde em países da África, no Brasil e na diáspora, ao combate ao racismo institcional no sistema de saúde, aos agravos mais prevalentes na população negra, às práticas tradicionais de matriz africana, as pesquisas, atividades de extensão e estratégias de educação em saúde como também as práticas e saberes da população negra sobre saúde, doenças e cuidados. Os trabalhos de pesquisa a serem apresentados podem estar inseridos em diferentes áreas do conhecimento:da educação, a história, das ciências sociais e humanas e das ciências da vida.Também serão aceitos estudos e trabalhos referentes a relatos de experiências e práticas dos profissionais dos serviços de saúde e de áreas correlatas.

GT - Literatura,Artes e Performances Negras

E-mail: literaturaartesperformance@gmail.com

Florentina Souza (UFBA), Guacira Cavalcante (APNB), Sueli Santana (UNEB), Ana Rita Santiago (UFRB), Jesiel Ferreira de Oliveira Filho (UFBA), Simone de Jesus Santos (UFBA )

O GT Literatura, Artes e Perfomances deseja organizar um espaço de debate crítico sobre exemplares da expressão artística de afrodescendentes. Serão acolhidos trabalhos acerca da produção literária e do seu entrecruzamento com questões étnico-raciais, bem como performances - dramatização, recitais de poemas, dança afro e outros – e outras expressões artísticas que ampliem o diálogo sobre os distintos modos de intervenção engendrados pelos afrodescendentes, através da arte e da cultura. Assim, as leituras críticas encaminhadas deverão privilegiar, em sua abordagem, a interação entre diferentes campos do saber.

Associação de Pesquisador @ s Negr @ s da Bahia - APNB

http://apnb.org.br

http://twitter.com/apnbbahia

http://apnbbahia.blogspot.com/

http://pt-br.facebook.com/people/Apnb-Apnbbahia/100001056070156

*I Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

Universidade Federal da Bahia - 2007

*II Congresso Baiano de Pesquisadores Negros

Universidade Estadual de Feira de Santana - 2009

III Congresso Baiano de Pesquisadores Negros e III Seminário Áfricas

Universidade Estadual de Feira de Santana - 2011 - Campus Santo Antonio de Jesus

IV Congresso Baiano de Pesquisadores Negros Universidade do Estado da Bahia

V Congresso Baiano de Pesquisadores Negros Universidade Estadual do Sudeste da Bahia

   
  2009 © APNB: Associação de Pesquisadores Negros da Bahia |  Contato  |  Créditos  

Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres

Editar Anexar Versões Mais...